ENSINO SUPERIOR | Dúvidas sobre a escolha do curso de graduação

1 Eu tenho perfil para seguir essa profissão?

Neste momento é necessário você ser bem franco consigo, pois sua profissão mudará sua rotina e sua vida.

2 Ganharei dinheiro com minha profissão ?

É bem difícil saber se ganharemos dinheiro com a profissão que escolhermos e, principalmente, quanto tempo vai demorar para vir esse dinheiro. Tudo vai depender do quanto nos dedicarmos em dado seguimento, do nicho de mercado em nossa cidade, da demanda de mercado para tal profissão, entre outros detalhes.

3 Terei prestígio social?

Muita gente escolhe a carreira pensando em ter um reconhecimento social. No entanto, essa não deveria ser sua maior preocupação. Pode parecer mero “blablabá”, mas fazer o que se gosta é muito mais gratificante e prazeroso do que ter prestígio social. Mas, se você realmente quer ter prestígio social, faça um estudo prévio de quais profissões estão em alta na sua região e qual curso te habilita para seguir essa carreira.

4 Qual a contribuição social da minha profissão?

Se você for engajado socialmente, pode estar se perguntando sobre como sua profissão pode contribuir para uma sociedade mais igual. Pesquise sobre esse tópico, caso não ache muita coisa especificamente sobre a profissão escolhida, pense sobre como você como cidadão pode contribuir para uma sociedade melhor

5 A profissão que eu escolhi é condizente com a vida que pretendo ter?

Pode parecer uma pergunta boba, mas você deve refletir a respeito. Por exemplo, se você pretende morar na cidade ou no campo, ter uma rotina a pé, trabalhar em horário comercial ou alternativo, ter chefe ou ser empreendedor. Todas essas questões devem ser bem pensadas antes de escolher sua carreira.

A orientação vocacional é muito importante para auxiliar em sua escolha.

Por Universipro