PERIGO | Brincadeira “quebra-crânio”entre adolescente pode levar à morte

Circulam pelas redes sociais vídeos que mostram uma brincadeira cuja prática tem preocupado pais e professores. No “desafio da rasteira”, ou “quebra-crânio“, como a iniciativa tem sido chamada, duas pessoas pedem a uma terceira para dar um pulo e, quando a vítima está no ar, as outras a derrubam com um pontapé.

Brincadeira pode matar

Médicos alertam: a prática é extremamente perigosa. Segundo o reumatologista e fisiatra do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (Creb), no Rio de Janeiro, Haim Maleh, os riscos do desafio vão desde uma luxação até um traumatismo craniano.

— O menor risco seria quebrar alguma região do corpo, o que poderia ser tratado de maneira mais conservadora, com a imobilização, ou até realizando uma cirurgia. Também há a possibilidade de a vítima sofrer uma luxação, que é quando a articulação sai do lugar — diz o médico.

No entanto, a brincadeira pode causar problemas ainda mais graves.

— Outras consequências são lesões na coluna, o que pode deixar alguém paraplégico, tetraplégico ou até causar algum problema neurológico. Por último, o mais grave seria um traumatismo craniano. A criança pode sofrer um derrame, entrar em coma e morrer — alertou ainda Maleh.

Por extra / Foto reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s