SONHO REALIZADO| Músico de rua cearense é aprovado na Universidade de Brasília

A rotina do músico Reinaldo dos Santos Lima mudará drasticamente a partir desta segunda-feira, 2, quando embarcará para Brasília rumo a um sonho: o de estudar Música na Universidade de Brasília (UnB). O cearense natural de Pacatuba tocava nas ruas da Capital para arcar com custos de inscrições em eventos. Conseguiu tudo com muito apoio dos familiares, amigos e, claro, amor pela viola, instrumento musical que toca desde os 18 anos de idade.

Filho de um pedreiro e de uma costureira, sua história com a música começou aos 10 anos, quando passou a ter aulas de violão na escola onde estudava. No ensino médio, conheceu um amigo que participava da Orquestra Municipal de Pacatuba e o incentivou a participar do grupo em troca de apresentações pela prefeitura da cidade.

Logo conheceu em Fortaleza a Orquestra da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Anos de estudo foram dedicados por Reinaldo, até que conseguiu entrar no grupo, além de aulas duas vezes por semana na Casa de Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos que incentiva a arte e a cultura a jovens da periferia de Fortaleza. Como ainda residia na Pacatuba, o trajeto diário entre a cidade e a Capital era feito apenas duas vezes por semana por causa dos custos com transporte.

A Universidade de Brasília entrou em seus sonhos em 2018. Um festival pago realizado em Fortaleza oferecia cursos de viola com um professor da instituição. No entanto, a falta de dinheiro se tornou um obstáculo para o sonho do estudante, que passou a tocar nas ruas da Capital para arcar com os custos da inscrição. “Eu chegava a tocar três horas por dia e, dependendo de quando eu tinha aula, chegava a tocar por até seis horas seguidas”, diz. Todos os dias, Reinaldo tangia a viola da praça Murilo Borges à Praia de Iracema, da aula a praça e vice-versa.

Por povoonline / Foto reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s