DENÚNCIA | Deputado pede que MP investigue compra de respiradores em Fortaleza

O deputado Capitão Wagner (PROS-CE) protocolou uma denúncia no Ministério Público do Ceará na qual acusa a Prefeitura de Fortaleza de superfaturar a compra de respiradores na pandemia.

O parlamentar, que integra a oposição ao prefeito da capital cearense, pede que seja investigada a aquisição de 50 ventiladores pulmonares ao custo de 11,7 milhões de reais. Assim, o valor de cada um sairia a 234.500 reais.

Wagner diz que há investigação aberta em outros estados onde a unidade desse tipo de aparelho sob suspeita de superfaturamento é até inferior ao preço aceito em Fortaleza.

São Paulo, por exemplo, comprou 3.000 aparelhos, bem mais que Fortaleza, ao custo de 180.000 reais cada um. O Amazonas pagou 106.200 reais cada um. E cita que o governo federal tem pago 57.300 reais a unidade.

“Numa situação de calamidade como a que estamos vivenciando, é óbvio que o gestor público precisa de agilidade no trabalho de aquisição de insumos para garantir tratamento eficaz e adequado para a população, mas assim como aqui no Ceará, pela ação justa do Ministério Público, Brasil afora estas compras têm sido motivo de atenção e preocupação pelos órgãos de fiscalização e controle, notadamente em relação às compras de respiradores”, diz o deputado no ofício ao Ministério Público.

A procura planetária por respiradores na pandemia fez com que os preços dos equipamentos decolassem. A Polícia Federal, no entanto, tem deflagrado operações em diferentes estados para prender aproveitadores que tentam desviar recursos nesse momento de gastos emergenciais.

Ainda é cedo para dizer se é o caso da prefeitura de Fortaleza. O MP deve se manifestar sobre o pedido do deputado.

Por VejaAbril / Foto reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s