DIA DO PEDAGOGO | Profissionais enfrentam desafios durante quarentena

No Dia do Pedagogo, comemorado hoje (20) no Brasil, os profissionais buscam se adaptar às novas necessidades da educação, como o ensino a distância, provocado pelo isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

Muito esforço tem sido feito, tanto por professores quanto por instituições de ensino, para dar continuidade aos estudos, sem prejudicar o avanço dos alunos. Esse tem sido um desafio para os educadores, já que ninguém estava preparado para essa nova situação – de levar a metodologia educacional para o mundo online.

É o momento dos professores e instituições entenderem que a inclusão da metodologia ativa é necessário para interagir e reter os alunos nesse momento de dispersão e isolamento social. Alguns profissionais apresentam uma resistência na interatividade, mas sabemos que os recursos são necessário e eficaz.

A Educação a distância vem quebrando alguns paradigmas, na educação infantil o acompanhamento dos pais tonou-se mais presente, no fundamental e médio é percebido o trabalho de pesquisas e tarefas realizados em “grupos” mesmo que distantes ,o aluno no ensino a distância passa a ter autonomia e responsabilidade aprendendo a executar as atividades escolares dentro do prazo.

No Ensino Superior a ferramenta da plataforma já tem grande funcionalidade, aos novatos adeptos deste sistema EAD na quarentena o diferencial são os profissionais que estão a frente elaborando a programação das atividades e disponível para um feedback full time.

Parabéns aos grandes profissionais da Educação , em especial os Pedagogos que neste dia tão especial estão conectados com seus alunos virtualmente, mas disposto a ajudar integralmente. O IVA Instituto Vale do Acaraú tem a frente da Coordenação de Pedagogia a Professora Vera Carvalho, que realiza um excelente trabalho com toda sua equipe, contribuindo ainda mais para o crescimento desta profissão.

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.Paulo Freire


Por AgênciaBrasil conexaoibiapaba.com Sandra Sales / Foto divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s