O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus fechou escolas no país inteiro, interrompendo as aulas e obrigando crianças a ficarem em casa, o que pode ser um desafio para pais e responsáveis. É preciso se adaptar a uma nova rotina, e um dos pontos mais importantes dessa nova reestruturação é a alimentação da família, especialmente das crianças, que normalmente fazem pelo menos uma refeição por dia na escola, e agora têm que fazer todas as refeições em casa.
A realidade no Brasil de algumas famílias de baixa renda a merenda escolar é muito importante, passando ser a principal refeição do dia. Alguns projetos sociais nesta pandemia tem contemplado as famílias sextas básicas para o enfrentamento da fome.
Manter uma alimentação saudável no período da quarentena é muito importante para manter o sistema imunológico fortalecido e prevenir a obesidade infantil, já que atividades ao ar livre, passeios ao parque, caminhadas até a escola ou na hora do recreio e aulas de educação física não estão mais acontecendo, o que significa que as crianças e adultos estão gastando menos energia e consumido mais biscoitos, pipocas, pizza , hambúrguer e guloseimas em geral , com isso a grande maioria nesta quarentena estão acima do peso.
Por Carella conexaoibiapaba.com Sandra Sales / Foto reprodução