COVID-19 | Médicos contestam decisão do governo de usar cloroquina em crianças e gestantes

A orientação do Ministério da Saúde (MS) para uso da cloroquina e da hidroxicloroquina nos tratamentos da covid-19 em crianças e gestantes pegou de surpresa a comunidade médica. Sem estudos que comprovem a eficácia do medicamento, o governo divulgou nesta segunda-feira (15) a indicação de que ele seja ministrado para o tratamento precoce nesses pacientes.  A Organização Mundial da Saúde não recomenda que as substâncias sejam usadas para pacientes infectados pelo coronavírus, a não ser em testes controlados.

A recomendação do Ministério ocorre pouco mais de duas semanas após uma nota de alerta divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Segundo o texto, “não há dados que amparem a segurança e a eficácia do uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina em crianças.” O documento alerta também que o uso destas drogas para o tratamento da covid-19 é baseado um número pequeno de relatos que não permitiram resultados conclusivos, “alguns deles interrompidos devido ao aumento da mortalidade em decorrência do uso de altas doses.”

O pediatra e Infectologista Renato Kfouri, vice-presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo, ressalta que a cloroquina e a hidroxicloroquina nunca se mostraram eficazes para tratamento da covid em nenhuma idade. Ele alerta também que não há estudos entre crianças e gestantes.

“Não há evidência nenhuma de benefício da cloroquina, ainda mais em pediatria. Muitos menos em gestantes que ninguém estudou. Você tem uma droga hoje sem evidência científica de benefício, há muitos estudos mostrando risco. Só há um cenário previsto de uso da cloroquina, que é dentro de estudos controlados. Uso terapêutico consagrado não existe para nenhuma idade. Se não existe comprovação em pacientes adultos, muito menos em crianças e em gestantes.”

Por BrasilFato / Foto reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s