SAÚDE | Casos de dengue na Região do Cariri aumentam quase 70% em um ano

A macrorregião de saúde do Cariri está em alerta para a Dengue. Os 45 municípios que compõem a área somaram, entre 29 de dezembro de 2019 e 27 de julho de 2020, 6.374 casos confirmados da arbovirose. É aumento de 68,8% em relação a período similar no ano passado, quando 3.776 registros da doença foram diagnosticados. Os dados são do boletim epidemiológico mais recente sobre Arboviroses, publicado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) nesta segunda-feira(10).

Quando se compara a situação por município, o Cariri permanece entre as regiões mais preocupantes. Dentro dos limites da área estão três das quatro cidades que registraram mais de 1.000 casos esse ano: Crato, com 1.107 notificações, Icó, com 1.092 e Juazeiro do Norte, que soma 1.085 ocorrências apenas em 2020. Fortaleza, onde 5.554 positivos foram notificados, é o outro município que compõe a lista. 

Contudo, há um diferencial entre a Capital e as demais cidades caririenses. Fortaleza é o único município com circulação dupla da doença no Estado, com a detecção dos sorotipos DENV1 E DENV2. Icó registra circulação do tipo DENV2 e Juazeiro do Norte, a modalidade DENV1  do vírus da dengue. O boletim não especificou a sorologia percebida no Crato. 

O epidemiologista Luciano Pamplona, professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), atribui a concentração na região do Cariri à quadra chuvosa. “Continua chovendo neste ano, principalmente nesta região. Isso acelera a capacidade do mosquito de se reproduzir”, avalia. 

Por Diárionordeste / Foto reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s