DATA ARRETADA | Hoje é celebrado o dia do nordestino, confira

O dia 8 de outubro é uma data arretada! Afinal de contas, é celebrado O Dia do Nordestino. Você sabe qual a origem? Comemorado anualmente, a data surgiu como uma homenagem ao cantor e compositor cearense, Patativa do Assaré, criada pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952, em 2009. Atualmente, o Dia do Nordestino representa não só uma, mas toda a diversidade cultural do Nordeste.

O projeto do Dia do Nordestino foi proposto pelo então vereador e agora deputado federal Francisco Chagas (PT), que nasceu no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte.

Em 2019, a lei 17.145 revogou o texto original e alterou a data do Dia do Nordestino para o dia 02 de agosto, em São Paulo (capital), por ser a data de nascimento do pernambucano Luiz Gonzaga, considerado o ‘Rei do Baião’ e um dos principais porta-vozes da cultura nordestina por todo o Brasil. 

O Rio de Janeiro chegou a celebrar, em 2005, o Dia do Nordestino em 13 de dezembro, data de nascimento de Luiz Gonzaga. No entanto, a homenagem carioca ‘não caiu no imaginário popular’, diferente do dia 08 de outubro, que costuma ser lembrado pelos governos, empresas, personalidades da mídia e a população.

Por Diariodonordeste.com.br / Foto reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s