NATAL | Entenda o significado das cores do NATAL,

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na Antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus.Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

As cores do Natal

Em 25 de Dezembro, no Hemisfério Norte é o auge do inverno. Com isso, a cor que mais fica evidente na natureza é o branco, da neve, que encobre o verde das árvores. Para se aquecerem durante o Inverno, é comum acenderem fogueiras e lareiras nas casas. Por isso, o dourado e o vermelho do fogo são cores que são ligadas a essa época do ano.Tradicionalmente, as cores do Natal são vermelho, dourado, verde e branco. O que pouca gente sabe é que existe um motivo para a escolha destas cores nessa época do ano. Cada uma tem um significado, passado adiante por gerações.

Vermelho

O vermelho é a cor vibrante da comemoração. Simboliza a vitalidade, a força de vontade e a conquista. Religiosamente, representa o sangue de Jesus Cristo e a caridade. A roupa do Papai Noel é vermelha, porque ele foi baseado na lenda de São Nicolau, um bispo que distribuía doces para as crianças no Natal. Ele, como todos os bispos, usava vestes vermelhas.

Dourado

Sol, brilho, luz e ouro. Os pagãos celebravam durante o período a chegada da luz solar durante o período da “escuridão” do inverno. Já para os Cristãos, é a representação da estrela dos Reis Magos e os presentes dados por eles. O dourado representa o sol, a luz e a presença do divino.E tem um significado muito bonito que é o da generosidade, de presentear. Um dos presentes que os Reis Magos trouxeram para Jesus ao nascer foi ouro, além de incenso e mirra. O dourado sempre apareceu nas árvores de Natal também com a estrela, que guiou o caminho dos magos pelo deserto.

Verde

O verde é a esperança, a natureza, a espiritualidade. É também a cor que representa a juventude. Ele é comumente associado ao crescimento e à renovação. Na antiguidade, as pessoas usavam ramos de pinheiro, azevinho e hera – plantas que não perdem as folhas durante o Inverno – para enfeitar a casa nos meses frios e escuros do ano.Era uma maneira de lembrar a todos que o Inverno não duraria para sempre, e que a primavera voltaria logo. O verde no Natal é um símbolo de esperança, resistência e resiliência. E hoje aparece não só nas folhagens de guirlandas e na árvore, como também em bolas e enfeites.

Branco

Essa cor já possui um significado bastante conhecido: a paz. Remete à pureza. Nos países do Hemisfério Norte, a época do Natal coincide com o Inverno, período em que neva em diversos países. Portanto, a cor simboliza também a estação do ano. O branco representa a neve e o frio, e também a pureza e a inocência.É um símbolo de renascimento. No Catolicismo, significa a vinda da luz de Cristo para o mundo. Quando a gente sabe o significado das cores, decorar a casa para o Natal ganha um novo sentido, não acham?

Qual a origem do Papai Noel?

Existem teorias diferentes sobre o significado do Papai Noel e o surgimento de sua figura, para os católicos o “bom velhinho”, como é chamado, foi inspirado na figura de um santo da igreja, São Nicolau.Nasceu na Turquia e era bispo da Igreja, Nicolau tinha a fama de ser bondoso e costumava deixar saquinhos de moedas de ouro de presente próximo às chaminés das casas que visitava ou que passava, alguns desses saquinhos eram jogados pela janela e caíam dentro de meias.Embora algumas civilizações não aceitem a Teoria Católica sobre o significado do Papai Noel, muitos, em número maior, acreditam e não permitem que a festa de Natal seja comemorada de outra forma que não lembre a tradição e os presentes do Bom Velhinho.Para os americanos, o Papai Noel vive no polo norte e a partir dessa teoria, surgiram vários filmes que figuram esse personagem sempre em lugares frios, preparando seu trenó para a distribuição de presentes ou se esquentando próximo a uma lareira. A imagem natalina se tornou comercial e muitos veiculam suas imagens em propagandas nesse período do ano, afim de alcançar mais público e obter mais sucesso em seus projetos.

Desejamos um excelente Natal a todos, muita prosperidade, saúde e sucesso.

Siga-nos @conexaoibiapaba

Por Emílio Morreti / Foto reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s