O dia da Gula é geralmente o dia cujas pessoas têm o pensamento e atitudes de que é “permitido” consumir alimentos não tão saudáveis e que contenham uma alta quantidade calórica e pobre em nutrientes. Porém o dia da Gula(26/01) foi criado com um propósito para alertar a população sobre o consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e sódio, além de alertar sobre a compulsão alimentar, que é um transtorno alimentar.
Para evitar episódios de compulsão alimentar é importante buscar manter um estilo de vida equilibrado optando por alimentos naturais, minimamente processados, ter horários fixos para se alimentar, reduzir a frequência e a quantidade da ingestão de fast food, bebidas alcóolicas.
Criar um diário alimentar para que possa anotar e observar bem tudo o que vai consumindo de alimentos durante o dia contribui para identificar o qual ou quais alimentos que mais consomem e a partir de então traçar pequenas metas a fim de conseguir reduzir por completo ou pelo menos moderar a quantidade de consumo alimentar.
Praticar exercícios físicos semanalmente também é uma ação que funciona contra a gula, pois o hormônio serotonina, contribui no processo de bem estar e prazer, evitando episódios de compulsão alimentar.
Dra Joice Castro atende na Clínica do Dr. Lucídio, R. Aristídes Barreto, 934, São Benedito – CE, 62370-000 Telefone: (88) 3626-2264 , aproveite e agende sua consulta.
Siga-nos @conexaoibiapaba
“Manter o equilíbrio é o que pode te fazer livre das restrições”.
Por Joice Castro- Nutricionista CRN6: 31141 / Foto wordpress