RAINHA DO MAR : Conheça a história e o fascínio religioso da festa de Iemanjá

A tradicional Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro, é considerada umas das datas mais importantes para os baianos, pois reverencia a Rainha do Mar. A celebração, que começou em 1923, acontece no bairro do Rio Vermelho e atrai milhares de pessoas todos anos. 

Histórico

“Existia um presente para Mãe D’Água, que surgiu após um dos pescadores consultar os búzios para entender a falta de peixes e na mesma época havia uma festa para Nossa Senhora de Santana no bairro. Os pescadores iam à igreja para abençoar a pescaria. Em um dado momento, cada um foi para o seu lado e a festa de Santana voltou a ser celebrada em julho, como prevê a Igreja Católica”, explica o historiador Jaime Nascimento. 

Marca cultural brasileira, o sincretismo religioso, que associa santos a orixás, desaparece nos festejos que saúdam Iemanjá, que datam do decorrer do século XIX e eram realizados em diversos lugares de Salvador. Diferente de outras festas religiosas populares da Bahia, a divindade africana é cultuada sem correspondes na Igreja Católica, como aparece com a festa do Senhor do Bonfim (associado a Oxalá) e de Nossa Senhora da Conceição da Praia (relacionada a Oxum).

O historiador Rafael Dantas destaca que as celebrações do 2 de fevereiro ganharam popularidade nas décadas de 40 e 50 do século XX. “Além da força das tradições religiosas ligadas ao candomblé e seus seguidores, muitas personalidades, políticos, artistas, estudiosos e intelectuais, entre eles Pierre Verger, passaram a destacar a importância da festa”, pontua.

Por Ibahia.com.br / Foto reprodução Secom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s