CARNAVAL | Confira a decisão do Sindicato dos Comerciários para quem trabalhar no carnaval

A partir desta sexta-feira, 12, até a próxima terça-feira, 16, o calendário marca estes dias como o período do Carnaval 2021, mas na prática serão datas com funcionamento normal de estabelecimentos. Por conta do decreto estadual, o feriado será considerado dia útil, isso porque o ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, 2ª e 3ª feira carnavalescas, foi cancelado.

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) o horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h, mas pode acontecer do supermercado oferecer um horário diferenciado, a critério de cada empresa. Quando isso acontece, os estabelecimentos informam em suas redes sociais.

Comércio e lojas de rua

O comércio de Fortaleza vai funcionar normalmente durante o período que seria o Carnaval. O termo aditivo de convenção coletiva 2021-2022 foi assinado na segunda-feira, 8, pelo Sindicato dos Comerciários e o Sindilojas. O acordo prevê que os funcionários recebam folgas até o fim do ano, ou, caso a empresa prefira, ao invés de folgas, poderá efetuar o pagamento dos dois dias trabalhados no Carnaval.

Postos de Saúde 

Segundo a Secretária Municipal da Saúde (SMS), os postos de saúde da Capital seguirão o indicativo do decreto e funcionarão em seus horários normais, no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais de urgência e emergência  funcionam de forma ininterrupta para atender às demandas da população. 

Órgãos federais 

Diferente de outros setores, órgãos e repartições públicas federais até o momento têm mantidos os três dias de ponto facultativo no período de Carnaval, de 15 a 17 de fevereiro, este último dia (quarta-feira) até as 14 horas. Segundo o Ministério da Economia, será seguido o calendário oficial para o Governo Federal divulgado no início do ano, que segue a Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020.

A portaria define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021 a serem observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Por Opovo.com.br / Foto wordpress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s