ALERTA | 180 cidades do Ceará têm classificação de risco “alto” ou “altíssimo” para transmissão da Covid-19

risco de transmissão da Covid-19 nas cidades cearenses se agravou quando comparado o intervalo entre o fim de fevereiro e início deste mês. Apenas três municípios estão na classificação de nível alerta “moderado” e somente um foi classificado com risco “novo normal”. Para os outros 180 municípios, isto é, 97,8%, a classificação de risco é “alta” ou “altíssima”.

Somente no nível de alerta “altíssimo” estão 134 das 184 cidades, o que representa 72,8% de todo o território cearense. Os dados são do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e dizem respeito às semanas epidemiológicas 8 e 9, referentes aos dias 21 de fevereiro a 06 der março.

No intervalo anterior (entre os dias 14 a 27 de fevereiro) eram cinco cidades na classificação “moderado”, 78 no nível “alto” e 101 no “altíssimo”. Observando apenas o estágio mais crítico (nível 4/altíssimo) a piora foi de 36,7%.

Municípios com nível “moderado” de alerta para transmissão
  • Alto Santo;
  • Pereiro;
  • Ererê;
Município com nível “novo normal” de alerta para transmissão
  • São João do Jaguaribe

Estes números quando comparados a semana epidemiológica anterior (dias 7 a 20 de fevereiro) indicam forte piora no cenário pandêmico do Estado. Há sete dias, 18 municípios estavam no nível “moderado”, 91 no nível “alto” e outros 75 no “altíssimo”. Agora, o número se inverteu. São 101 no nível “altíssimo” e 78 no “alto”.

As cinco cidades cearenses (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Caucaia e Maracanaú) com maior concentração de casos da Covid-19 estão na classificação de nível “altíssimo” para transmissão. Apenas Fortaleza e Sobral decretaram lockdown. Juntos, os cinco municípios respondem por quase 187 mil casos, o que representa 41,5% dos infectados de todo o Estado. 

Cenário da Covid-19 se agrava no Ceará
  • Novo normal saiu de zero para 1  
  • Moderado caiu de 5 para 3 
  • Alto passou de 78 para 47  
  • Altíssimo subiu de 101 para 134 – aumento de 36,7%

incidência de casos da Covid-19 por dia para cada 100 mil habitantes acumula sucessivas altas. Nas semanas 6 e 7 era de 140,6, depois passou para 162,3 (semanas 7 e 8) e agora está em 243,8, com tendência crescente. A taxa de letalidade igualmente externa a criticidade do atual momento do Estado. Entre os dias 7 a 20 de fevereiro era de 1,3% com tendência de estabilidade, subiu para 2% (entre 14 e 27 de fevereiro) e agora atingiu a marca de 2,4%, com projeção de alta. 

Entenda as classificações
  • NOVO NORMAL – taxa de ocupação dos leitos menor que 70%; taxa de letalidade menor que 1; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 menor que 25%.
  • MODERADO – taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1 e 2; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.
  • ALTO – taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2 e 3; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%.
  • ALTÍSSIMO – taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior que 3; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%.

São analisados também indicadores como incidência de casos de Covid-19 por dia / 100 mil habitantes e internações pelos CIDs causas respiratórias. Para o município ser classificado no nível “moderado”, por exemplo, ele tem que ter todos os indicadores enquadrados nessa faixa. Quando um deles ultrapassa, o município avanço no nível de risco de transmissão. 

Por Diariodonordeste.com.br / Foto wordpress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s