JUSTIÇA | ‘Genocida’: entenda o termo que levou Felipe Neto a ser processado

No último dia 11 de março o filho “02” de Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), anunciou a entrada do processo contra o youtuber Felipe Neto. Sem citar detalhes sobre a denúncia, Carlos disse que a abertura se tratava de uma queixa-crime por calúnia. Em recente entrevista à BBC News Brasil por e-mail, o influenciador confirmou o motivo da acusação. “Genocida“, foi o termo usado por Felipe Neto para se referir a Jair Bolsonaro

Foi no dia 16 de dezembro de 2020, que Felipe Neto compartilhou no Twitter uma notícia publicada pela Folha de S. Paulo e escreveu sua opinião sobre a matéria: “Genocida. Monstro. Este desgraçado será lembrado como o pior presidente eleito da história desse país”. A intimação chegou pessoalmente na casa de Felipe Neto na última segunda-feira, 15 de março. De acordo com ele, não há preocupação enquanto ao processo.

“Não estou preocupado comigo. Não há nada que eles possam fazer contra mim. Estou preocupado com a situação do nosso país e as ameaças à liberdade de expressão. Tenho condições de me defender, tenho mais de 41 milhões de seguidores e tenho pessoas extraordinárias ao meu lado. Porém, principalmente, tenho ao meu lado a razão”, escreveu o youtuber.

Mas o que realmente significa “genocida”, termo usado por Felipe Neto? Confira a seguir a explicação que o DCI Digital encontrou.

A denominação de “genocida” vem da palavra “genocídio”, termo designado ao “extermínio de um grupo de pessoas”, segundo consta no dicionário. A palavra faz menção à qualquer tentativa de exterminar pessoas por conta de etnia, raça, religião ou nacionalidade. De acordo com a própria ONU, genocídio é crime contra a humanidade. A determinação para tal existe desde 1948.

Sendo assim, uma pessoa genocida é aquela que “ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas pessoas em pouco tempo.” Para Felipe Neto, o presidente Jair Bolsonaro se encaixa em tal condição devido ao seu governo durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. À BBC News Brasil, o youtuber afirmou que Bolsonaro “foi diretamente responsável por muitas mortes”(…)

Por Dci.com.br / Foto wordpress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s