COMBATE | Discriminação racial é destaque na semana, confira

Nesta semana, entre os dias 27 de junho e 3 de julho, fatos marcantes da história nacional e internacional completam datas redondas desde o acontecimento. O pau-brasil é a árvore nacional há 60 anos, a apresentadora e culinarista Palmirinha Onofre completa 90 anos o empreendedor da SpaceX, Elon Musk, 50. Também faz meio século do acidente que levou à morte a tripulação russa da espaçonave Soyuz..

Em 3 de julho, completam-se 70 anos da lei Afonso Arinos (n° 1.390/1951), que tornou a discriminação racial um crime no país. A data também marca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, criado em decorrência da sanção da lei. Afonso Arinos foi um político e diplomata, que morreu em 2020, aos 89 anos. Foi ele o autor da lei, em 1951, quando deputado federal.

Em maio deste ano, o governo brasileiro ratificou a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. Os países que ratificam a convenção se responsabilizam a prevenir, eliminar, proibir e punir legalmente todos os atos e manifestações de racismo, discriminação racial e intolerância.

Orgulho LGBTI

Nesta segunda-feira (28), também se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTI. A data marca a reação histórica dos frequentadores do bar Stonewall Inn em Greenwich Village, em Nova Iorque (EUA). Em 28 de junho de 1969, os clientes reagiram pela primeira vez contra as as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto.

Nesse dia, em diferentes partes do mundo, ocorrem paradas pelos direitos da população LGBTI. Devido à pandemia, em 2020 o evento teve que ser virtual no Brasil. Em 2018, o Repórter Brasil fez uma matéria especial para relembrar o ocorrido no Bar Stonewall e como a comunidade LGBTI no Brasil ainda é uma das grandes vítimas de assassinato por preconceito sexual e de gênero.

Por Agenciabrasil.ebc.com.br / Foto WordPress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s