RH | Dicas de profissões que exigem o inglês no currículo

Segundo dados do Instituto cultural British Council, apenas 5% da população brasileira sabem se comunicar em inglês e, destes, apenas 1% tem realmente fluência. Com isso, o Brasil fica em 41º colocado em um ranking de 70 países.

Com a revolução tecnológica que vem acontecendo no último ano falar inglês se tornou o principal fator para as contratações. Embora a taxa dos brasileiros com ensino superior tenha aumentado para 21% entre jovens de 25 a 34 anos, segundo o estudo desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os perfis que possuem os dois requisitos são os mais procurados principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia, Logística e Design. A chance destes profissionais conseguirem um emprego no país ou fora dele.

Logística

A área de logística se expandiu muito, com o e-commerce cada vez mais os profissionais que atuam nesta área precisam falar inglês. É praticamente mandatário para um profissional de logística ter um vocabulário específico e técnico em inglês e se tornar a cada dia mais completo.

Algumas empresas, inclusive, exigem mais de uma língua estrangeira, pois consideram o inglês obrigatório. O salário pode chegar a 13 mil reais para profissionais que estão em cargos de supervisão e gestão.

Tecnologia da informação

Outro setor que foi movimentado por causa da pandemia foi o de TI. A linguagem de programação de plataformas, sites e dados é totalmente em inglês. Então, para atuar nesta área é necessário o inglês técnico.

Conforme o profissional vai se destacando, o inglês fluente se torna obrigatório, pois além da programação o profissional de tecnologia possivelmente será responsável por passar os dados ou informações em inglês.

A área que tem os melhores salários são arquitetura da informação e Cyber Security, chegando a 15 mil reais.

Engenharia

Um engenheiro pode atuar em várias áreas, por terem um conhecimento analítico um engenheiro pode ocupar várias áreas, mesmo não sendo a dele.

Mas, focando na língua, hoje, um engenheiro precisa se comunicar bem pois permite que o profissional reporte os resultados de investimentos estrangeiros com excelência e amplia as possibilidades de conhecimento de novas tecnologias que são desenvolvidas fora do país, podendo até mesmo construir uma carreira internacional. Um engenheiro fluente, pode chegar à casa dos 17 mil reais.

Design

Um Design precisa desenvolver habilidades com programas de computação que em sua maioria são em inglês, além disso, com os escritórios cada vez mais enxutos, ele terá que apresentar os projetos muitas vezes para clientes internacionais.

Business Intelligence

Até o nome do BI é em inglês! Ou seja, é obrigatório que o Business Intelligence além de saber do mercado nacional, entenda do mercado internacional e coordene operações em diversos locais.

Faz parte de sua rotina reuniões com pessoas espalhadas pelo mundo que utilizam o inglês como língua universal. Um BI hoje pode ganhar até 30 mil reais.

Por Minds Idiomas / Jornalcontabil.com.br / Foto WordPress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s