INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | App de transporte ajuda na prevenção de assédio a passageiras

A violência contra a mulher ainda é um problema grave e que está enraizado no Brasil. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), mais de 105 mil denúncias foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100 em 2020. Do total de registros, 72% (75,7 mil denúncias) foram referentes a violência doméstica e familiar.

Já a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) 2019 divulgada em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que 8,9% das mulheres com 18 anos ou mais de idade já sofreram violência sexual em algum momento das suas vidas no país, o que corresponde a 7,5 milhões de brasileiras(…)

Diante de tais fatores, o transporte por aplicativo se torna um meio de deslocamento mais seguro, uma vez que oferece mais controle sobre o tempo de espera, possibilidade de alteração do trajeto e suporte emergencial 24 horas amenizando muitas das preocupações apontadas pelas passageiras.

99 investe em inteligência artificial (IA)
De olho nesses números e preocupada com a segurança e a experiência de suas usuárias, já que cerca de 60% dos seus passageiros são mulheres, a 99 cada vez mais investe em tecnologia. A empresa voltada à mobilidade urbana por aplicativo coloca nos carros sistemas de inteligência artificial (IA) para proteger seus passageiros e motoristas parceiros, tanto preventivamente quanto reativamente(…)

IA com foco em mulheres
Pythia e Athena são tecnologias de caráter preventivo utilizadas pela 99 para mapear corridas solicitadas por mulheres em situação de maior vulnerabilidade, como viagens à noite, de longa duração, chamadas por terceiros ou partindo de regiões de grande fluxo, como bares e casas noturnas.

Ao mesmo tempo, esses sistemas inteligentes analisam os motoristas nas redondezas e atribuem uma pontuação a cada um deles, baseado nos seguintes fatores: gênero, nota na plataforma e quantidade de reclamações. Esse processo é feito em milésimos de segundo e, com as informações escaneadas.

A Pythia seleciona somente motoristas femininas e condutores com melhor qualidade de atendimento para envio à passageira em situação potencialmente de risco. Já a Athena dispara mensagens de conscientização aos motoristas antes do embarque dessas passageiras. Essas comunicações incluem textos sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito.

As inteligências artificiais não são a única forma de segurança da 99. Além delas, a empresa de transporte por aplicativos solicita verificação de documentos de todos os usuários para evitar riscos antes das corridas, disponibiliza câmeras de segurança e compartilhamento de rotas disponíveis durante todo o trajeto e uma central telefônica 24h para emergências para apoio imediato.

Por R7.com.br / Foto WordPress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s